Dez perguntas (e respostas) sobre sua geladeira!

Tudo que você queria saber mas tinha medo de perguntar.

1 – Microondas em cima da geladeira pode?
Não, senhor. Nem do lado. Nem fogão do ladinho. Ela foi feita pra funcionar em um ambiente “normal” e isso significa “sem fontes de calor por perto”.

2 – Abrir a geladeira pra pensar é ruim?
Intelectualmente não, pra geladeira sim. O consumo de energia está diretamente relacionado à troca de calor e pode variar de acordo com o número de vezes e o tempo que a porta ficou aberta. O ar quente que entra precisa ter sua temperatura diminuída e se você abrir a porta de novo antes disso acontecer vai f#d3r com o processo todo, que terá que recomeçar. E, nesse sentido, o esforço é o mesmo se você abrir mil vezes rapidinho ou abrir uma vez e deixar aberta um tempão.

3 – Minha geladeira pode tomar sol?
Melhor não, pelo mesmo motivo acima: sol que bate diretamente na geladeira é considerado fonte de calor, ok? Sem falar que pode danificar a estética dela, trincando a pintura ou ressecando as borrachas.

4 – Na mudança, posso deitar minha geladeira?
Melhor evitar. Ela contém um tipo de óleo lubrificante que permite seu adequado funcionamento. Quando ela é movida ou transportada deitada, esse óleo escorre e pode cair nos dutos de sucção do gás refrigerante. Se você deitar o aparelho por algum motivo, é bom manter estável e em pé por duas horas antes de religar.

5 – Pode guardar ovos na geladeira?
Sim, claro. Tem gente que acha que o abre e fecha prejudica os ovos que ficam na porta. Há controvérsias mas, por via das dúvidas, deixe eles na prateleira normal então. Sempre na primeira, no topo, onde a temperatura é mais baixa.

6 – Pode colocar comida quente na geladeira?
Claro que não, meu filho. Um potinho quente na geladeira tende a elevar a temperatura dos demais produtos lá, prejudicando a conservação deles. É melhor tampar e deixar a comida atingir temperatura ambiente antes de ir pro ~refrigerador~.

7 – Pode deixar a geladeira encostada na parede?
Se não pudesse, ela ficaria onde? No meio da cozinha? Cada geladeira tem uma distância mínima que precisa para circulação de ar, cheque o manual de instruções da sua. Mas geralmente a maneira que elas são fabricadas já impede que fiquem encostadas de verdade na parede.

8 – Pode acelerar o descongelamento com secador de cabelo?
Sua geladeira tá indo pra uma festa? Não! As geladeiras mais modernas tem um botão para isso e, pra ajudar, você pode deixar a porta aberta. Fim. O calor do secador ou da água quente pode deformar as partes plásticas do congelador. Ou alguma água pode escorrer pra algum lugar errado e estragar alguma parte vital do seu eletrodoméstico. E não use uma faca também pois pode causar acidentes (arranhar a parede, furar um duto ou um olho!).

9 – Pode secar roupa atrás da geladeira?
Não! A grade localizada na parte de trás da geladeira é o condensador do produto, que faz a troca de calor do sistema de refrigeração. Se tiver algum tecido molhado ali, a troca de calor passa a ser menos eficaz. Isso gera queda de desempenho e aumento no consumo de energia.

10 – Pó de café alivia odores da geladeira mesmo?
Sim. E carvão também. Eles atraem umidade e, consequentemente, odores. Aqui tem outras dicas legais sobre isso.

(fonte: BBEL)

Anúncios

9 comentários sobre “Dez perguntas (e respostas) sobre sua geladeira!

  1. Muito errada a dica de que não se pode colocar alimentos quentes na geladeira. Realmente, o consumo de energia para esfriar um alimento quente é maior, mas é insignificante se você considerar duas questões muito mais importantes: a conservação e higiene. Quando preparamos a comida, ela já começa a estragar a partir do momento em que está pronta e começa a esfriar no ambiente. E alguns tipos de refeições, estragam mais rápido do que outras dependendo dos temperos que são colocados. Além disso, o alimento não pode ser JAMAIS tampado quente (nem dentro nem fora da geladeira)! Quando tampamos a comida ainda quente, o vapor que sai dela condensa dentro do recipiente e junta água (ótimo meio para proliferação de bactérias). Aí, já viu: a comida, certamente, vai “azedar”! O melhor a fazer é assim que terminar de preparar a comida, colocá-la em vasilhas ou outros recipientes que possam ser fechados e – ainda sem tampa – levar à geladeira. Quando eles esfriarem, você tampa e coloca no congelador se for demorar muito tempo para comer. Palavra de quem mora sozinho há mais de cinco anos e “ganhou” algumas panelas inteiras de comida estragada antes de aprender as lições de cozinha da mamãe.

  2. Pingback: Deixe o seu Miojo mais saudável | Em casa sozinho
  3. Pingback: 10 alimentos que não podem ser guardados na geladeira | Em casa sozinho
  4. Pingback: Links da Semana {17} - gabrielabrasil.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s