5 passos para transformar seu quarto vago num Airbnb!

Você já conhece o Airbnb, né? Com ele, você se hospeda na casa de outras pessoas quando for viajar pra qualquer lugar. Sim, tem Airbnb no mundo todo, inclusive em várias cidades do Brasil (principalmente no litoral e nas capitais).

Além de ser um opção de lugar pra ficar, já pensou em transformar sua casa numa opção para receber? Se você tem um quarto sobrando em casa ou se seu roommate mudou de repente, colocar o cômodo no Airbnb pode ser um jeito legal de ganhar uma graninha extra e, de quebra, conhecer pessoas novas: na hora de criar o anúncio do seu apartamento, você decide qual o tempo máximo de estadia do viajante e só entra na sua casa quem você aprovar antes, pra não ter dor de cabeça. Ok, vamos às dicas?

1 – Pense como um viajante

O que não pode faltar quando você se hospeda na casa de alguém? Que coisas você quer ter por perto antes/depois de pegar um vôo? Cama confortável, toalha limpa e de boa qualidade, roupa de cama cheirosa. E pense nas coisas práticas também: internet boa, um relógio de parede, uma cortina com blackout. Ao invés de um armário cheio de gavetas, por exemplo, compre uma arara e cabides – é mais fácil pra pessoa deixar as coisas e diminui muito a chance dela esquecer algo pra trás. Esses detalhes fazem muita diferença.

2 – Otimize o espaço de acordo com suas necessidades também

Você vai colocar o seu quarto extra no Airbnb pra quê? Você precisa saber antes se é pra preencher o espaço enquanto você não acha outro roommate ou se é pra ganhar um dinheiro a mais e transformar sua casa em um negócio. Isso vai guiar todas as suas ações sobre o assunto. Se você quer a grana extra, por exemplo, vale investir em uma cama de casal ou duas de solteiro, uma cama com um colchão extra pra receber mais gente. Já vi gente que abriu mão do quarto com banheiro pra colocar a suíte no Airbnb pois você pode cobrar um pouquinho a mais lá por esse conforto pro hóspede ;)

3 – Entenda seus “clientes” e gerencie suas expectativas

É bom ter uma ideia de quem vai aparecer na sua casa e, dependendo da onde ela fica, os perfis podem mudar. Se você mora perto da Av. Paulista, por exemplo, vai atrair mais executivos; se é um quarto no Rio de Janeiro, tem mais chance de receber gringos festeiros; se é um apê perto de uma praia não muito famosa tem mais chances de atrair surfistas ou pessoas a fim de descansar etc etc. Com essas poucas informações você já consegue se organizar melhor pra botar em prática o item 4.

4 – Crie um ambiente “postável

Qual você acha que vai ser a primeira coisa que a pessoa vai fazer quando deixar as malas no chão? Um Snapchat ou uma foto no Instagram do quarto, pode apostar! Além das coisas práticas, pense em como decorar bem o lugar de uma forma que seja bonita e, ao mesmo tempo, neutra (uma parede vermelha ou grafitada pode ser linda, mas nem todo mundo vai estar nessa mesma vibe). Escolha um tema que tenha a ver com sua casa (e, consequentemente, com o perfil dos viajantes) e não tenha medo de seguir com ele até o fim. Clique aqui pra ver todas as dicas de decoração aqui do blog.

5 – Não se imponha demais

Yes, a casa é sua. Yes, é um quarto dentro da sua casa. Mas lembre-se que o que você listar como proibido pro hóspede também deve ser proibido pra você enquanto ele estiver hospedado: cigarro, som alto, festa, uso de drogas etc. Se você colocou na lista de proibições pra ele, serve pra você. Ah, e nada de decorar o quarto com objetos religiosos também, por exemplo, e nem com fotos suas ou da sua família. A ideia do Airbnb é que a experiência seja mais pessoal que a de um hotel, mas a pessoa está se hospedando e pagando, então mantenha esses itens mais “pessoais” na sua casa, mas não no quarto da pessoa, ok?

E atenção: clicando nesse link aqui, você ganha R$ 95 de crédito para se hospedar no Airbnb! E como por lá tem lugares de todos os preços, fiz uma wishlist aqui de lugares que a diária vai até 80 reais. Ou seja, clicando aqui você ganha crédito pra pagar uma diária de um desses lugares aqui. Corre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s